SEMANA DA LEITURA /11 - 15 de Março/2013-

10-07-2013 12:00

7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com outras entidades ligadas à Cultura, lançou a todas as escolas do País o desafio de tornarem a leitura e os livros, criando laços afetivos com o livro e formando leitores com competências nesse domínio.

Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa do P.N.L. ‘convocou’ a leitura para mostrar a  relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, promovendo e valorizando a leitura como um modelo a ser alcançado na sociedade.

O desafio foi lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.

Alguns motes para esta edição foram sugeridas às Escolas e entre elas destacam-se algumas que foram tidas em consideração para o trabalho realizado com as turmas do 1º Ciclo deste Agrupamento: NAVEGAR NOS LIVROS; LEITURAS EM MAR ALTO; EM MARÉ DE LEITURA; NA ROTA DAS PALAVRAS; MAR E MAR, HÁ LER E RIMAR; EMBARCANDO NAS PALAVRAS…

O desafio que colocámos às turmas do 1º Ciclo começou por fazer várias leituras adequadas aos Motes deste evento. Num segundo momento, foram colocados os motes num modelo imitando um rolo de papiro como motivação para os alunos construírem uma história em contexto de sala de aula, ligada ao tema base deste evento: O Mar e sua importância na construção da identidade cultural portuguesa. Partimos assim da promoção da leitura para a motivação da escrita, criando laços afetivos com o livro e ajudando a formar leitores com competências nesse domínio.

Ponto igualmente significativo desta Semana foi ainda a videoconferência realizada com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Mas desse evento vamos falar numa notícia própria.

Vejamos alguns registos fotográficos desta iniciativa, consultando o seguinte link:

docs.google.com/file/d/0B8kMNk4QJljxLWxXaENYWWZFMEk/edit?usp=sharing