Sobre nós

 

DEFINIÇÃO

A Biblioteca/Centro de Recursos (BE/CRE) da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde é constituída por um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamento), humanos (professores, funcionárias) e documentais (papel, audiovisual e informático), organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar elementos que contribuam para a sua formação e informação. Situa-se no rés-do-chão do bloco B.

Os recursos da BE/CRE estão organizados em três grandes grupos:

a) Materiais impressos: inclui livros, periódicos e um arquivo com trabalhos de alunos;

b) Recursos informáticos: inclui computadores, impressoras, CD-ROM e DVD;

c) Recursos audiovisuais: inclui equipamento áudio e vídeo (projectores de vídeo, televisores, vídeos e leitores de DVD), assim como cassetes de áudio, vídeo e DVD).

 

OBJETIVOS

A biblioteca escolar funciona como núcleo da organização pedagógica da escola, constituindo um recurso afecto ao desenvolvimento das actividades de ensino, actividades curriculares não lectivas e actividades de tempos livres e lúdicos.

O novo conceito de biblioteca escolar enquadra-se num processo gradual de mudança da escola, favorecendo a afirmação de novos paradigmas e modalidades de acção educativa e reclamando a adesão e envolvimento da comunidade educativa, em ligação com o projecto educativo do estabelecimento de ensino.

 

A leitura e a informação são factores determinantes do sucesso escolar dos alunos e o Centro de Recursos Educativos (CRE) pode ter um papel importante não só na aprendizagem da leitura e da escrita em vários suportes, mas também na sensibilização e fixação de hábitos de análise e de pesquisa.

 

Ensinar é investigar. Assim, um serviço de Centro de Recursos Educativos deverá proporcionar:

•   uma grande variedade de materiais impressos e audiovisuais;

•   instalações, equipamento e materiais tanto para uso individual como em grupo;

•   a utilização dos recursos existentes pelos alunos de forma a contribuir para a sua auto-educação;

•   recursos para encorajar a pesquisa e o desenvolvimento de capacidades de estudo, bem como permitir a aquisição de técnicas de investigação;

•   oportunidades para a satisfação pessoal, divertimento e estímulo da imaginação;

•   materiais para a formação profissional dos professores e para a selecção e produção de recursos para apoio do desenvolvimento currícular, programação e avaliação